Nota Pública - 7 de Setembro

#PresidenteDaCâmara POR ALLUMAGE 07 DE SETEMBRO DE 2021

NOTA PÚBLICA

DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL - 7 DE SETEMBRO

7 de setembro de 1822 é marcado como o dia em que Dom Pedro I, durante o Primeiro Reinado, às margens do Rio Ipiranga, deu o grito da independência. Este movimento foi desencadeado em 1808 quando a familia real portuguesa mudou-se para o Brasil, fugindo das tropas francesas. Sua chegada ocasionou o crescimento econômico e comercial.

O surgimento do Brasil como nação independente e a construção da

nacionalidade brasileira é um marco para nosso país, o maior da América do Sul, quinto maior do mundo em área territorial e o sexto em população. Nossa nação é uma das mais multicuturais e diversificadas etnicamente.

As Câmaras Municipais tiveram importantes papéis na preparação e na consecução da independência do Brasil. Foram as Câmaras Municipais que se arregimentaram em apoio ao Principe Dom Pedro, lideradas pelo vice-presidente da Câmara Municipal de São Paulo, José Bonifácio de Andrade e Siiva, que separou a influência dos politicos portugueses, formando um Ministério somente com politicos nacionais. Com a convocação de eleições para a constituinte, motivou a independência. Dom Pedro, percoreu todas as Câmaras Municipais do Brasil, e após estas terem se manifestado favoráveis a sua indicação tomou a decisão de tornar o Brasil independente. Estas viagens do príncipe aos diversos recantos do país se deram com a finalidade de o mesmo prestar juramento perante as Câmaras Municipais, que a partir daí passaram a Ihe apoiar.

Reverência e honra em pertencer a esta Pátria que muito embora no momento átipico, necessitamos de muitas ações que possam atender melhor a classe dos mais vulneráveis, pois todos os brasileiros possuem direitos iguais, conforme o artigo 5° da Constituição Federal.

São os votos de congratulações do Presidente da Câmara Municipal de Tauá, Francisco Helder Lima Castelo, desejando os parabéns para todos os Brasileiros, em especial, a todos o Tauaenses.

PORTANTO A PÁTRIA SOMOS TODOS NÓS.

Tauá - Ceará, 07 de setembro de 2021

Francisco Helder Lima Castelo

PRESIDENTE DA CMT

Qual o seu nível de satisfação com essa página?