CÂMARA MUNICIPAL EM PARCEIRA COM A PREFEITURA MUNICIPAL DE TAUÁ REALIZAM SEMINÁRIO DE CONVIVÊNCIA COM A SECA

img
#tauá 11 DE SETEMBRO DE 2015
O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira, 11, no Auditório Maria Carmem do Parque da Cidade e foi aberto pela Prefeita Patrícia Aguiar, que explicou os objetivos do seminário alertando para o quadro agravante que os municípios cearenses enfrentam por conta da seca. O Presidente da Câmara Municipal Marcos Caracas enfatizou as parcerias realizadas entre o executivo e o legislativo tauaense, que uniram as forças junto aos parlamentares tauaenses para a realização do seminário.

Órgãos participant
es
Participaram do seminário os seguintes órgãos: Dnocs, Conab, Exército, Secretaria de Recursos Hídricos, Sohidra, Cogerh, Cagece, Sisar, Ematerce, Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Câmara Municipal, Prefeitura Municipal, Secretarias Municipais de Agricultura e Planejamento, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Federação da Organizações Sociais, Associações Comunitárias, Igreja Católica.
Vereadores dos municípios de Tauá, Aiuaba, Catarina, Quiterianópolis e Novo Oriente, também participaram do seminário, além dos prefeitos de Tauá, Patrícia Aguiar, Novo Oriente, Godofredo Vieira e o ex-deputado Nenem Coelho, dentre outras lideranças.
Diagnó
stico
Após a abertura, a Secretária de Planejamento do Município de Tauá, Socorro Almeida, apresentou um diagnóstico da situação enfrentada pela população da sede e zona rural do município.
O levantamento foi feito pelo Comitê Municipal de Convivência com a Seca composto por 33 pessoas dos diversos segmentos da comunidade, que visitou todos os distritos do município para identificar as demandas das famílias.
O documento também relacionou as ações a serem implementadas para amenizar ou resolver a situação.
Recursos
Hídricos
O Secretário de Recursos Hídricos Francisco Teixeira elogiou a iniciativa da Prefeitura e Câmara de Tauá em promover a discussão trazendo os técnicos de órgãos federais e estaduais, onde cada um terá uma responsabilidade a assumir.
Ele destacou as ações que vem sendo feitas pelo Governo do Estado e tranquilizou a população de Tauá quanto ao abastecimento de água. “Se for necessário iremos perfurar mais poços profundos para atender a população da cidade e do interior”, afirmou.
O Secretário atendeu ao pleito formulado pela Prefeita Patrícia Aguiar, Deputados Domingos Neto e Odilon Aguiar, para realização de um estudo geofísico na Serra das Moças, município de Parambu, na divisa CE/PI, que acontecerá nos próximos dias, para identificar se existe ou não uma grande quantidade de água no subsolo daquela região.
Conab
O Superintendente Estadual da Conab, Anastácio Rocha Fontenele fez um relato sobre a situação do milho comercializado pelo Programa Venda em Balcão, para os criadores cearenses. Ele disse que já entregou um relatório completo da situação ao Dep. Federal Domingos Neto, a quem depositou esperanças numa solução para o problema da falta do produto.
Quanto ao Armazém da Conab de Tauá, o superintendente disse que “é um dos que possui a melhor estrutura e capacidade de armazenamento, além de não ter nenhum custo de manutenção para o órgão”.
Sobre a vinda de milho para os criadores dos Inhamuns, Anastácio Jorge disse que está esperançoso que nos próximos meses o produto chegue ao Armazém de Tauá. “Pelos nossos levantamentos, essa região precisa de 3 mil toneladas por mês para atender a demanda”, afirmou.

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito